terça-feira, 21 de abril de 2009

Esquema resumido das principais mudanças da Revolução Industrial


A Revolução Industrial, que se deu início na Inglaterra em meados do século XVIII, se deve a necessidade de produzir cada vez mais e com mais velocidade .
A Inglaterra foi mais avançada em relação ao ferro e carvão, navios, dinheiro. Além do desenvolvimento de máquinas a vapor, fundamentais neste processo.
Trens a vapor e navios facilitaram o transporte de pessoas e cargas. E logo ocorreu o desenvolvimento e melhoramento da indústria têxtil. Porém, as melhorias foram para poucos.


imagem de época- Aos poucos, a produção manual e rural é substituida pela industrial e urbana. Pois como podemos ver, há muitos cavalos e burros de carga tambem, alem da paisagem der claramente rural, mas no meio há uma maquina enorme que parece nem fazer parte do cenário.Era a industrialização chegando.

Sobre a fábrica: Condições de trabalho terriveis e salários baixos.Muitos castigos físicos, até torturas.Trabalho de crianças e mulheres. Muitas horas de trabalho por dia e nenhum dos direitos básicos presente. Além de muito barulho e poluição, o que prejudicava a saúde dos trabalhadores.
Sobre as reações dos trabalhadores: As "trade unions" à origem dos sindicatos que significa luta pelos direitos, pelo menos basicos.Luta também por direitos políticos para os trabalhadores
Fonte:
http://www.tg3.com.br/industrial/

Nenhum comentário:

Postar um comentário